Pular para o conteúdo principal

Prefácio escrito por Rose Marie Muraro para o Livro "Metodologia Científica de Enfermagem", de autoria de Rosalda Paim

                 Numa sociedade dominada por uma raça (branca), um sexo (masculino) e países hegemônicos, a situação da mulher é sempre determinada pela interação dessas três variáveis.
                 Assim, a sua submissão psicológica ao homem e a sua dominação econômica em relação a esse mesmo homem e ao sistema econômico se exercem concretamente em cada minuto de sua vida, em cada gesto, no espaço que ela ocupa, etc...
            Uma das maneiras concretas de se submeter a mulher é, na força de trabalho, inferiorizar as profissões em que o sexo feminino vai predominando.
                  Assim acontece com o magistério, a assistência social e com a  enfermagem.
               No magistério, onde a mulher se concentra mais nos graus preliminares, os salários são baixíssimos. Eles vão aumentando à medida que a incidência de mulheres diminui, como por exemplo, no nível superior.
        No que diz respeito à enfermagem, o caso é ainda mais grave. A enfermeira é o principal responsável pela vida do doente.
            O médico faz o exame, emite o diagnóstico, prescreve os medicamentos, mas o cuidado concreto está nas mãos da enfermeira. O caso se complica ainda mais quando, em países como o Brasil, cujo estágio de desenvolvimento é de tal ordem que se permite a pessoas não qualificadas assumirem o "status" de outras melhor treinadas, por que se paga menos e o lucro pode ser maior.
          Este é o caso das instituições em que oficiosamente é permitida a substituição da enfermeira por pessoas muito menos treinadas.                
                 Assim vemos como o desejo de lucro pode afetar diretamente vida e como as profissões relacionadas com esta mesma vida são desqualificadas, porque nelas, com mais frequência, se encontram concentradas as mulheres.
                 Isto se torna patente quando vemos que as profissões mais bem remuneradas são aquelas exercidas principalmente pelos homens. É o caso das profissões altamente especializadas na área tecnológica e econômica, através das quais se perpetua o sistema tecnocrático que coloca em primeiro lugar as realizações materiais e em último a vida na sua concretude.
                 A nossa luta pela revalorização das profissões diretamente ligadas à conservação e à manutenção da vida, em última instância, significa uma profunda reviravolta no sistema tecnocrático, que pode, a longo prazo, substituir este sistema concentrador e excludente por um outro mais participativo e integrador em que a vida e  não  o  lucro seja o centro do processo.  
                 Por isso lutamos pela revalorização da profissão de enfermeira e parabenizamos àquelas que, juntamente com a Deputada Rosalda Paim, conseguiram obter do Congresso Nacional a regulamentação desta profissão através da Lei no. 7.948 que lhe dá uma nova dignidade e que faz com que de agora em diante a vida humana possa estar nas mãos de pessoas suficientemente qualificadas para tanto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mídia e Democracia é tema de seminário na Universidade Federal Fluminense cracia: linguagens, políticas e tecnologias em contexto de convergência . A conferência de abertura conta com a presença de Dênis de Moraes, atualmente pesquisador visitante na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, com um debate sobre a democracia na América Latina. Já o encerramento fica por conta de Franklin de Souza Martins, ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República durante o governo Lula, que debate novas propostas de regulamentação da mídia no Brasil. Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF, o evento será realizado no Auditório Interartes, no Instituto de Artes e Comunicação Social da universidade. Ao todo, o seminário conta com três mesas durante o encontro: "Mídia e democracia: linguagens e imaginários", com participação dos professores Marcelo Kischinhevsky (UERJ), Iluska Coutinho (UFJF), Herom Vargas (UM...
"Conversa Afiada" (Paulo Henrique Amorim) no Painel de Blogs do Paim, atualizável para o Dia em que o Internauta CLICAR no seguinte LINK:  http://www.conversaafiada.com,br/   Sempre que o leitor acessar um dos BLOGS do PAINEL DO PAIM, encontrará, à direita da página, os LINKs do GOOGLE NEWS (http://news.google.com/) e do site de EDSON PAIM NOTÍCIAS ( http://www.edsonpaim.com.br /). No terceiro LINK de cada um dos 599 BLOGS DO PAINEL DO PAIM estamos a colocar sites cujos temas abordados sejam pertinentes com nome do BLOG, com a finalidade de ampliar, ainda mais, o alcance do referido PAINEL. No caso do Blog  "Vida Partidária" , o terceiro LINK é o de   "Conversa Afiada",   como  se vê ao acessar o referido Blog, através deste LINK:     http://politicapartidaria.blogspot.com.br/ , bem como na reprodução abaixo: Google News http://www.edsonpaim.com.br/ http://www.conversaafiada.com,br/ o que permitirá ao leitor o acesso às postagens destes...
Coluna Panorama Político de Hoje (24-07-2012 - TERÇA-FEIRA) do jornal O Globo (Blog de Ilimar Franco), no Painel do Paim Sem massa na rua           A expectativa de petistas, que integram o governo Dilma, é que o PT não promova nenhum tipo de manifestação pública durante o julgamento do mensalão. Consideram que iniciativas deste tipo, em favor dos reús petistas, são de “extrema burrice” e só vão contribuir para “acirrar” os ânimos da sociedade organizada. Dizem que esses atos não mudariam muita coisa e se chocariam com o desejo dos réus, de um julgamento técnico ao invés de um veredito político. Padilha: pop star da TV do PT O ministro Alexandre Padilha (Saúde) é o campeão de pedidos de depoimento para os candidatos petistas às prefeituras. Depois, a preferência é por Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), que está sendo apresentado como uma espécie de porta-voz do ex-presidente Lula, já que este será parcimonioso nas gravações. A presidente...