Pular para o conteúdo principal

Princípio da Enfermagem Sistêmica, da Teoria Sistêmica Ecológica Cibernética de Enfermagem, de Rosalda Paim

(Do livro "Teoria Sistêmico-Ecológica - Uma Visão Holística da Enfermagem" - 2a. Edição - CEL Informática - Editoração - Ano 2000)  
                                    
                               Princípio da Enfermagem Sistêmica
                 
                    A Teoria dos Sistemas Gerais, cuja postulação é a existência de um Universo inter relacionado, constituído pela organização sistêmica dos seres brutos (sistema físico), dos seres vivos (sistema biológico), dos instrumentos (sistema tecnológico) e, das associações humanas (sistema social), corresponde ao alicerce fundamental da Enfermagem Sistêmica.

      Corolário

     - Sistema de Enfermagem – Neste Universo interrelacionado, em que a sociedade, dia a dia, se torna mais estruturada como sistema, o Setor de Enfermagem deve ser designado e estudado sob a formasistêmica (como subsistema do setor de Saúde e sub-subsistema do setor Social).
     A enfermagem constitui um subsistema do sistema industrial terciário (prestação de serviços), cujo produto final é o cuidado de enfermagem.
     O subsistema de enfermagem representa o principal elo entre o homem (família, comunidade, sociedade) e o sistema de saúde.
     O "telos" do sistema de enfermagem coincide com o do paciente (cliente) e com o do sistema de saúde, ou seja, "permitir que os indivíduos de uma sociedade mantenham, durante o maior tempo possível, o mais alto nível de saúde e felicidade, permissível pelo seu potencial genético e condições ambientais".
      Para atingir seu "telos", a enfermagem exerce as ações de enfermagem, que consistem  na transferência de negentropia do enfermeiro para o cliente e/ou ambiente ou .para um e/ou  outro, com o objetivo de diminuir ou eliminar suas condições entrópicas.
     Sistema de enfermagem é o agregado dos serviços de enfermagem integrantes de todas as instituições que prestam serviços e distribuem bens de saúde, na área considerada.
      Entre os aparelhos prestadores de assistência (cuidados) de enfermagem podemos citar os Departamentos, Divisões, Serviços ou Seções de enfermagem dos Ministérios, Secretarias Estaduais ou Municipais de Saúde, Hospitais, Centros ou Postos de Saúde, que constituem subsistemas do sistema de saúde.


Todos os direitos reservados aos autores
                                  copyright Ó by Rosalda C.N. Paim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lula cogita convocação de Assembleia Constituinte exclusiva para votar a reforma política

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR 27/05/2011 | 17h08 | Sindicalistas O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende a unificação das eleições nos níveis federal, estadual e municipal a partir de 2014. Ao participar hoje (27) de reunião com representantes de seis centrais sindicais, ele pediu apoio à aprovação de reforma política que estabeleça, entre outros mudanças, eleições em um único ano e o financiamento público de campanhas. Caso a proposta não avance, Lula propõe a convocação de Assembleia Constituinte exclusiva para votar a reforma política, disse o presidente o presidente da Força Sindical, o deputado federal Paulo Pereira, o Paulinho da Força. “Se [a mobilização] não funcionar, ele [Lula] acha até que devemos ter uma eleição para fazer uma Constituinte exclusiva sobre a questão eleitoral”, afirmou Paulinho da Força. O ex-presidente não deu entrevista depois de se reunir com os sindicalistas, em São Paulo. Segundo

Comissão aprova financiamento público para campanhas

Bancada tucana prometeu apresentar emenda para defender o voto distrital misto Andrea Jubé Vianna - 5/04/2011 - 17:50 José Cruz/ABR Senadores Humberto Costa e Francisco Dornelles durante reunião da Comissão Especial da Reforma A Comissão da Reforma Política do Senado aprovou na tarde desta terça-feira (5) o financiamento público exclusivo para as campanhas eleitorais, conforme tese defendida pelo PT e pelo PCdoB. A manutenção do sistema atual que conjuga financiamento público e privado foi derrotada por 12 votos a cinco. Foi a segunda vitória consecutiva dos petistas na comissão. "Vocês nunca viram um presidente de comissão sair tão derrotado das
Mídia e Democracia é tema de seminário na Universidade Federal Fluminense cracia: linguagens, políticas e tecnologias em contexto de convergência . A conferência de abertura conta com a presença de Dênis de Moraes, atualmente pesquisador visitante na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, com um debate sobre a democracia na América Latina. Já o encerramento fica por conta de Franklin de Souza Martins, ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República durante o governo Lula, que debate novas propostas de regulamentação da mídia no Brasil. Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF, o evento será realizado no Auditório Interartes, no Instituto de Artes e Comunicação Social da universidade. Ao todo, o seminário conta com três mesas durante o encontro: "Mídia e democracia: linguagens e imaginários", com participação dos professores Marcelo Kischinhevsky (UERJ), Iluska Coutinho (UFJF), Herom Vargas (UM