Pular para o conteúdo principal

Quem é Rosalda Paim


Rosalda Cruz Nogueira Paim, Graduada pelas Faculdades de Enfermagem e de Filosofia da UFFDoutora em Enfermagem Materno-Infantil. Professora Titular da UFF por concurso,aposentada.
Pedagoga e Pesquisadora credenciada pelo CNPq. Consultora da UFF e da Revista Interamericana de Ribeirão Preto. Especialista nas áreas Pediátricade Administração Hospitalar e outras.
Realizou o curso de Aplicação da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Iniciação à Pesquisa Científica - um ano) e de Enfermagem do Trabalho (Universidade Gama Filho).
Nomeada pelo Presidente José Sarney, integrou a Comissão que elaborou o Estatuto da Mulher.
Exerceu o mandato de  Deputado Estadual (Rio de Janeiro) na legislatura de 1983/87, tendo elaborado mais de vinte leis de interesse social.
Entre estas leis: a que proíbe a coleta remunerada de sangue, a de criação do sistema estadual de creche, da criação do dia da pessoa idosa, da criação do serviço de saúde do adolescente, da obrigatoriedade de instalação de conselhos comunitários em unidades estaduais de saúde, educação e serviço social e outras.
Foi Vice-Presidente da União Parlamentar Interestadual (UPI), entidade que congrega todos os Deputados Estaduais do Brasil. Presidiu a Comissão de Saúde, a Comissão de Educação e outras da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Autora de vários artigos,pesquisas e livros publicados. Presidiu ou integrou bancas de exame de teses de livre docência, de cursos de Mestrado e Doutoradoem diversas Faculdades de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro e, do país.
Elaborou, em 1974, a Teoria Sistêmica Ecológica Cibernética de Enfermagemno bojo de Tese de Livre-Docênciatambém publicada nos livrosde sua autoriaMetodologia Científica de Enfermagem (duas edições) e emUm Paradigma para a Enfermagem”. Entre outros trabalhos publicadosconsta o livro Problemas de Enfermagem e Terapia Centrada nas Necessidades do Paciente e Sistemismo Ecológico Cibernético - 1a., 2a.  e 3a Edições.
Nascida em Vila Velha - Estado do Espírito Santo, foi agraciada com o título de Cidadã Honorária  do Estado do Rio de Janeiro, outorgado pela Assembléia  Legislativa, por indicação da Deputada Graça Matos.
Cidadã dos municípios fluminenses de Caxias, de Niterói e de Italva, atribuídos pelas Câmaras de Vereadores, o primeiro por indicação do Deputado Carlos Corrêa, então Vereador e, o segundo pelo Vereador Pedro Siqueira.
Honrarias: Designação de “Anfiteatro Professora Dra. Rosalda Cruz Nogueira Paim”, a dependência da Faculdade de Enfermagem da UFF, de “Estádio Rosalda Paim” ao complexo esportivo da cidade de Anastácio, em Mato Grosso do Sul e, de “Creche Comunitária Rosalda Paim”, a uma unidade conveniada entre a UFF e a Prefeitura Municipal de Niterói - RJ.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mídia e Democracia é tema de seminário na Universidade Federal Fluminense cracia: linguagens, políticas e tecnologias em contexto de convergência . A conferência de abertura conta com a presença de Dênis de Moraes, atualmente pesquisador visitante na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, com um debate sobre a democracia na América Latina. Já o encerramento fica por conta de Franklin de Souza Martins, ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República durante o governo Lula, que debate novas propostas de regulamentação da mídia no Brasil. Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF, o evento será realizado no Auditório Interartes, no Instituto de Artes e Comunicação Social da universidade. Ao todo, o seminário conta com três mesas durante o encontro: "Mídia e democracia: linguagens e imaginários", com participação dos professores Marcelo Kischinhevsky (UERJ), Iluska Coutinho (UFJF), Herom Vargas (UM...
Boletim Unitevê - Outorga de título de Professora Emérita à Rosalda ... https://www.youtube.com/watch?v=vecAwO_6FIc ▶ 4:14 23 de mai de 2016 - Vídeo enviado por Unitevê UFF A Universidade Federal Fluminense e a Escola de Enfermagem concederam o título de Professora ...

Alemanha: Aumenta o abismo entre ricos e pobres

Carro de luxo e mendicância: tendência também na sociedade alemã Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Carro de luxo e mendicância: tendência também na sociedade alemã Relatório do governo alerta: 25% dos alemães só escapam da pobreza graças ao auxílio do Estado. Desempregados e mães que criam seus filhos sozinhas são os mais atingidos pelo risco de empobrecimento. O abismo entre as classes sociais na Alemanha se acentuou nos últimos anos. Segundo relatório divulgado pelo governo do país, a ser apresentado nesta segunda (19/05), em Berlim, aproximadamente 25% da população só consegue escapar da pobreza através de auxílios governamentais. Precisamente 13% dos habitantes do país são considerados pobres e uma percentagem praticamente idêntica só não cai na pobreza graças a benefícios como o Kindergeld (abono familiar para filhos) e o seguro-desemprego. Por outro lado, os ricos se tornam cada vez mais ricos e "a tesoura entre ricos e pobres abre-se cada vez mais", ob...